A vacina brasileira contra o tipo de malária mais comum no país passou por uma porta decisiva: a Anvisa autorizou os primeiros testes em pessoas. A notícia abre uma possibilidade que ainda não existe para a população. A Vivaxin, por enquanto, é uma candidata a vacina. Ninguém pode ir a um posto de saúde para recebê-la.
O avanço anunciado em outubro de 2026 merece atenção justamente porque a malária causada pelo Plasmodium vivax segue afetando sobretudo a Amazônia. Mas autorização para pesquisar não é aprovação para uso. Entre as duas etapas há perguntas que só os estudos clínicos poderão responder.
O que a Anvisa autorizou
Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais, a agência deu anuência ao desenvolvimento clínico e à pesquisa da Vivaxin em 7 de outubro. O projeto reúne o CTVacinas da UFMG, a USP e o laboratório Cristália. O Ministério da Saúde apresentou o estudo no dia 10.
A primeira fase prevê 48 voluntários saudáveis, de 18 a 59 anos, sem infecção anterior por malária. O protocolo terá três doses em intervalos de 28 dias e acompanhamento dos participantes. Pesquisadores vão observar segurança, possíveis reações e resposta imunológica. Parte dos voluntários receberá placebo, conforme o protocolo divulgado pela UFMG.
Isso ainda não mostrará, por si só, que a vacina impede a doença na vida real. Se os resultados forem favoráveis, fases posteriores terão de examinar proteção e eficácia em grupos maiores. A Anvisa explica que a pesquisa clínica é dividida em etapas antes de um eventual registro.
Por que o alvo importa
“Malária” reúne infecções causadas por diferentes espécies de parasita. As vacinas atualmente recomendadas pela Organização Mundial da Saúde foram desenvolvidas para o Plasmodium falciparum. A Vivaxin mira o P. vivax, predominante nos casos brasileiros. Segundo a UFMG, não há vacina licenciada contra essa espécie para uso na população.
É uma diferença concreta, especialmente para quem vive nas áreas onde a transmissão continua. A UFMG informa que o Brasil registrou 118.037 casos de malária adquiridos dentro do país em 2025. A doença não é um assunto distante nem um problema já resolvido.
Ao mesmo tempo, seria precipitado tratar a candidata como solução pronta. Um resultado positivo de laboratório ou o aval para começar testes não garante que um produto chegará ao SUS. A segurança, a eficácia, a escala de produção e as decisões regulatórias ainda dependem de evidências futuras.
A diferença também importa para a comunicação pública. Chamar a Vivaxin de “primeira vacina contra a malária” apagaria o trabalho já feito contra outra espécie do parasita. A OMS descreve imunizantes usados contra o P. falciparum. O caráter promissor da pesquisa brasileira está em mirar o P. vivax, para o qual ainda falta uma opção aprovada. É uma promessa científica específica, não uma proteção disponível hoje.
O que vale agora
Para a população, os cuidados atuais contra a malária continuam os mesmos: evitar picadas nas áreas de transmissão e buscar diagnóstico e tratamento diante de sintomas compatíveis, conforme a orientação dos serviços de saúde. A pesquisa não substitui essas medidas.
A boa notícia é que uma pergunta antiga finalmente poderá ser testada em pessoas: uma vacina criada no Brasil consegue proteger contra o parasita que mais aparece por aqui? A resposta ainda não existe. O feito de agora é ter começado a procurá-la com método, transparência e cautela.
